O golpe da falsa central de atendimento: saiba como você pode evitar ser uma vítima.

Um homem de terno olhando para o horizonte enquanto segura o celular ao lado da frase: "Golpe da Falsa Central: como não ser vítima!".

Com a finalidade de manter nossos clientes bem informados, criamos esse post em que explicamos o que é o golpe da falsa central de atendimento e o que você pode fazer para evitar ser vítima desse tipo de fraude.

Suas informações pessoais e bancárias são confidenciais. Portanto, fique atento, sua instituição financeira não entrará em contato com você para confirmar informações por mensagem, telefone ou email. A via mais segura de contato com o seu banco é o aplicativo oficial da instituição.

O Golpe da falsa central de atendimento

Para aplicar o golpe, os criminosos se passam por falsos funcionários de uma instituição financeira ou outra instituição idônea e entram em contato com a vítima. Os golpistas abordam as vítimas de diversas formas: por ligação telefônica, por WhatsApp ou SMS. Eles utilizam de engenharia social e ganham a confiança da vítima que pode, desse modo, ser influenciada a fazer algumas das ações:

  • Fazer um Pix para uma conta fornecida pelos golpistas que dizem precisar dessa ação para ativar determinado serviço ou testar o seu funcionamento;
  • Passar informações confidenciais como senhas ou informações de cartão de crédito que são usadas pelos criminosos para fazer compras e aplicar golpes.

Como se proteger desse tipo de golpe:

  • Desconfie de ligações ou mensagens que pedem informações pessoais mesmo que pareça ser a sua instituição financeira. 
  • Não forneça dados bancários e informações confidenciais para ninguém que entre em contato com você. Seu banco não fará esse tipo de pedido;
  • Na dúvida, corte o contato com a pessoa que está te pedindo informações e entre em contato com o seu banco para tirar suas dúvidas através de plataformas confiáveis como o seu app de banco no celular, site oficial do seu banco ou telefone do banco. 
  • Nunca tente entrar em contato com o banco usando um telefone, email ou um link informado por terceiros. Sempre busque o contato do banco na plataforma oficial.

Quando se trata de fraudes financeiras, seu melhor escudo é a informação. Esteja sempre atento. A Oppens zela pela segurança de seus clientes na plataforma. Para saber mais sobre a Oppens e nossos produtos, acesse nosso site.