Nome negativado e Protesto em cartório: entenda porque você deve evitar que isso aconteça

Que o correto é pagar suas dívidas em dia, você já sabe. Mas o que pode acontecer se você ficar inadimplente? Falaremos neste post sobre o que pode levar seu nome a ficar negativado e o que faz isso ser diferente do protesto de dívida em cartório. Além disso, você vai entender as consequências de cada uma dessas situações.

Inadimplência

Estar inadimplente é ter uma dívida e não fazer os pagamentos dentro do prazo. Pequenos atrasos não são ideais, mas têm uma tolerância. Entretanto, passado o prazo de tolerância, o atraso no pagamento fica sujeito a consequências mais graves. A empresa, banco ou instituição financeira para a qual o indivíduo esteja devendo pode ter alguma das seguintes abordagens:

Inscrição do nome e CPF do devedor no cadastro de consumidores inadimplentes

A empresa pode encaminhar as informações do devedor para birôs de crédito como o Serasa, SPC Brasil, etc. Quando entra na lista de inadimplentes, o devedor, na linguagem popular, passa a ter o nome sujo na praça. Estar com o nome sujo pode gerar uma série de inconveniências na vida diária, criando dificuldade até mesmo de:

  • Fechar uma compra;
  • Ter crédito aprovado;
  • Comprar, alugar ou financiar imóvel.

O que fazer para sair da lista de inadimplência e ficar com o nome “limpo”?

  1. Pagar a dívida: ao quitar a dívida, seu nome deve ser retirado da lista de inadimplentes.
  2. Renegociar a dívida com a empresa para a qual você deve: ao renegociar a dívida seu nome também retira-se o nome da lista de inadimplência e você tem uma nova oportunidade de quitar o valor. Qualquer atraso de pagamento na renegociação pode deixar seu nome sujo novamente. Sendo assim, aquela tolerância inicial com pequenos atrasos deixa de existir.
  3. Prescrição do prazo de 5 anos: o prazo de permanência do nome na lista de inadimplentes, considerada uma mesma dívida, é de 5 anos. Passado esse prazo, retira-se da lista o nome do devedor.

Protesto de títulos em cartório

Trata-se de um mecanismo legal para oficializar a inadimplência de um título (duplicata mercantil, nota promissória, duplicata de serviços, etc..) vinculado à uma dívida de alguém e tornar público o registro dessa dívida, que é feito no cartório de protestos. As inconveniências produzidas por ter um título  protestado em cartório são as mesmas de ficar com o nome sujo, causando dificuldades de fechar uma compra ou ter crédito aprovado, bem como barreiras para comprar, alugar ou financiar um imóvel.

O que fazer para quitar uma dívida protestada em cartório e ficar com o nome “limpo”?

Uma diferença marcante entre a inscrição do nome do devedor na lista de consumidores inadimplentes e o protesto da dívida em cartório é que aqui a dívida não tem vencimento, na linguagem popular, a dívida não “caduca”. 

Uma vez efetivado o protesto, o devedor só volta a ter o nome limpo depois de pagar a dívida juntamente com o pagamento das custas do cartório. Fica ainda a cargo do devedor solicitar o cancelamento do protesto após o pagamento e a retirada do nome dos órgãos de proteção de crédito.

Principais conclusões

Como observado, ficar inadimplente pode trazer consequências graves para a vida financeira e o dia a dia de um indivíduo. Para evitar esse tipo de transtorno, pague suas dívidas dentro do prazo correto. Fique atento aos boletos e avisos enviados pela sua instituição financeira, banco ou empresa com a qual fez contrato. Cuide de suas informações pessoais para evitar ser vítima de golpes, os fraudadores costumam usar os dados das vítimas para conseguir dinheiro e as mesmas acabam sofrendo as consequências.

Na Oppens a educação financeira é levada a sério, por isso buscamos te manter bem informado. Para saber mais sobre a Oppens e nossos produtos de empréstimo ou investimento, acesse nosso site.