A partir de Agosto de 2024, entrou em vigor a resolução CMN n° 5.159 que autoriza mudanças significativas no funcionamento das Fintechs de Crédito, aumentando a sua atuação.
O que são Fintechs de Crédito?
São instituições financeiras que concedem ou fazem intermédio de operações de crédito.
Existem dois tipos de Fintechs de Crédito:
- SCD – Sociedades de Crédito Direto;
- SEP – Sociedades de Empréstimo entre Pessoas, como a Oppens.
O que muda?
Para as SCD houve a autorização de emissão de CCCB. O CCCB é o Certificado de Cédula de Crédito Bancário, que hoje já é emitido pela Oppens, sendo o documento que comprova o investimento. Portanto, nesse ponto, não houve mudanças para a Oppens.
Porém essa não foi a única mudança visto que voltado para as SEP, o CMN autorizou a flexibilização da obrigação de repasse de recursos recebidos do credor diretamente para o devedor para financiamentos de bens e serviços.
Quais as vantagens?
A grande vantagem para as SEP, como a Oppens, é a diminuição dos custos da operação. Essa medida favorece não apenas pequenas e médias empresas que passam a contar com mais uma opção de financiamento, mas beneficia também os consumidores.
Se você ficou interessado e quer saber mais sobre a Oppens, acesse o nosso site e encontre mais informações sobre investimentos. Nós disponibilizamos uma calculadora de investimentos gratuita para que você possa fazer uma simulação!