Quando chegam as contas, o que pagar primeiro?

Uma mulher jovem está sorrindo em um escritório ao lado da frase "O salário caiu: quais contas você deve pagar primeiro?".

O salário caiu e você não sabe quais contas dar prioridade? Neste post te explicaremos alguns fatores importantes para a sua tomada de decisão com relação a quais contas pagar primeiro.

A pesquisa Vilões da Inadimplência no Brasil 2024, divulgada pelo Sistema CNDL, dentro do qual se encontra o SPC Brasil, abordou consumidores de todas as capitais brasileiras que estivessem com contas em atraso há mais de 3 meses. O objetivo era conhecer os compromissos financeiros dos entrevistados para identificar os que estavam em dia, em atraso e negativados.

Informações da pesquisa:

Compromissos financeiros

O primeiro dado analisado foi identificar quais eram os compromissos financeiros dos entrevistados, ou seja, quais contas aquele público tinha que pagar mensalmente. 

Em primeiro lugar com 83,7% veio o cartão de crédito. Em seguida, vieram contas de água e/ou luz, internet  e telefone (celular ou fixo). Empréstimos em banco ou financeiras ficaram em quinto lugar, com 59,7% de adesão do público avaliado.

Compromissos financeiros em dia:

Perguntou-se então, quais das contas os entrevistados pagaram em dia. A conta com o maior índice de pagamento em dia foi a internet com 65,8%, seguida de telefone fixo, água e/ou luz. 

A TV por assinatura veio em quarto lugar, com 49,8% de pagamento em dia. O cartão de crédito ficou em quinto lugar, sendo pago em dia por 41,1% dos entrevistados. Empréstimos em banco ou financeiras ficaram em oitavo lugar apenas, com 32,6% dos entrevistados informando que fizeram o pagamento em dia.

Compromissos financeiros negativados:

Dentre as pessoas entrevistadas, foi perguntado aos que estavam com o nome sujo quais as contas pelas quais foram negativados. O cartão de crédito veio em primeiro lugar, 27% dos entrevistados disseram estar com o nome sujo por não pagar o cartão. Em seguida vieram os empréstimos em bancos ou financeiras, sendo responsáveis por 18,1% das negativações. Em terceiro lugar vieram os crediários com 14,5%.

Insights valiosos:

Veja a importância da educação financeira na vida das pessoas e como estar bem informado teria o potencial de ajudar muitos brasileiros a saírem das dívidas. 

A maior parte dos entrevistados pela pesquisa ficou negativada por não pagar contas de cartões de crédito e empréstimos. Estas são dívidas que em geral apresentam juros mais altos e devem ser sua prioridade de pagamento para evitar que a dívida cresça de forma desenfreada.

O ideal é que você tenha controle financeiro para saber qual é o montante que você é capaz de pagar mensalmente para sempre honrar suas dívidas. Mas, caso precise escolher quais contas pagar, sempre dê prioridade para contas com juros altos.

Analise sua situação financeira para fazer boas escolhas. Se por acaso você precisar cortar gastos, diminua ou corte o consumo de serviços não essenciais. Tenha um plano de pagamento mensal e organize-se.

A Oppens leva a educação financeira a sério. Por isso estamos constantemente falando sobre o assunto. Queremos te manter sempre bem informado. Para saber mais sobre a Oppens e nosso produto P2P Lending, acesse nosso site. Disponibilizamos uma calculadora de empréstimos para simulação, bem como uma calculadora de investimentos.