Para alcançar seus objetivos financeiros, sejam eles quais forem, é muito importante ter uma estratégia de investimento personalizada. Cada pessoa tem um perfil diferente na hora de escolher as operações em que deseja fazer seus investimentos e é isso que é chamado o Perfil de Investidor.
A definição desse perfil gira em torno de quatro pilares:
- I. Tolerância ao risco;
- II. Situação financeira;
- III. Conhecimento do mercado;
- IV. Objetivos.
Pode ser que em algum momento da sua vida, você tenha respondido um questionário API – Análise do Perfil do Investidor. É através dele que instituições definem o seu perfil de Investidor e ele deve ser respondido com seriedade.
Existem 3 perfis de investidor:
- Conservador:
Prefere não correr riscos.
Opta por um caminho menos arriscado, mesmo que isso signifique que seja um caminho mais longo para atingir seus objetivos.
Prefere ter flexibilidade e poder resgatar o valor investido em prazos mais curtos
- Moderado:
Como o nome já diz, aplica seus investimentos com moderação, escolhendo aplicar parte deles em produtos conservadores de
menor risco e outra parte em produtos de risco médio.
Tem uma flexibilidade intermediária, sabendo que se precisar pode resgatar mais rapidamente o dinheiro investido em produtos
mais conservadores e que não poderá acessar tão rapidamente os investimentos em produtos de maior risco.
- Arrojado:
Aceita correr riscos nas operações escolhidas e até mesmo possibilidade de ter alterações do seu capital investidor inicialmente.
Ele entende que as oscilações fazem parte do tipo de investimento escolhido e não tem pressa para regatar o dinheiro investido.
Você já conhece seu perfil de investidor e quer saber quanto seu investimento rende em operações P2P Lending na Oppens?
Simule gratuitamente no nosso site