Você sabe a diferença entre CDB e CCB?

CDB (Certificado de Depósito Bancário) e a CCB (Cédula de Crédito Bancário) são títulos de renda fixa emitidos por instituições financeiras. Ambos têm semelhanças em seu funcionamento, mas também apresentam diferenças importantes. Então, vamos entender melhor esses dois tipos de investimento, suas características e como eles se diferenciam.

O que é CDB?

CDB (Certificado de Depósito Bancário) é um título emitido pelos bancos com o objetivo de captar recursos para financiar suas operações. Funciona como um empréstimo que você faz ao banco, e em troca, o banco paga juros sobre o valor investido. O CDB é bastante popular e oferece segurança, pois conta com a garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que cobre até R$ 250.000,00 por CPF ou CNPJ. Assim sendo, em caso de quebra do banco, o FGC garante o pagamento desse valor.

O que é CCB?

CCB (Cédula de Crédito Bancário) é um título de crédito emitido por pessoas físicas ou jurídicas em favor de uma instituição financeira ou entidade semelhante. Diferentemente do CDB, a emissão da CCB está vinculada a alguma operação de crédito específica realizada pela instituição financeira. Por exemplo, quando uma empresa busca uma linha de crédito junto à uma fintech de crédito ou ao banco, essa linha pode ser vendida por meio de uma CCB a um investidor.

Semelhanças entre CDB e CCB

Ambos os títulos têm características em comum:

  1. Renda Fixa: Tanto o CDB quanto a CCB são considerados investimentos de renda fixa, ou seja os rendimentos são previsíveis e previamente acordados.
  2. Remuneração: Ambos funcionam como empréstimos junto à instituições financeiras, e os juros são pagos ao investidor ao final do prazo.
  1. Garantia:
    • CDB: Tem a garantia do FGC, que cobre até R$ 250.000,00 por CPF ou CNPJ.
    • CCB: Pode ou não possuir garantias vinculadas à operação de crédito, como imóveis ou outros bens.
  2. Rendimentos:
    • CDB: Os rendimentos são geralmente menores, devido ao baixo risco.
    • CCB: Pode gerar rendimentos mais atraentes, chegando a até 6% acima da Selic (24% ao ano).
  3. Cessão em Operações de Empréstimos P2P Lending:
    • CCB: Pode ser cedida em operações de empréstimos entre pessoas (P2P Lending), como fazemos na Oppens.

Lembre-se sempre de consultar um profissional de finanças antes de tomar qualquer decisão de investimento.