Fique atento às fraudes financeiras que chegam através do seu celular!

Um homem está olhando para o seu celular com uma feição preocupada ao lado do texto"Fique atento às fraudes financeiras que chegam no seu celular!"

Neste post falaremos sobre o cenário das fraudes financeiras no Brasil em 2024. Você entenderá melhor como acontecem as fraudes e ficará informado para não ser a próxima vítima dos criminosos. 

O cenário atual da fraude financeira

A cada 10 fraudes, 9 acontecem em dispositivos móveis. É o que nos conta a pesquisa divulgada pela BioCatch sobre o cenário das fraudes financeiras no Brasil em 2024. Mesmo com esse assunto ganhando mais espaço e popularidade, no último ano 20% dos brasileiros sofreram fraudes financeiras. Para conseguirmos combater esse tipo de problema de forma eficaz, a informação é uma das armas mais potentes.

Principais tipos de fraude

Roubo de dispositivos móveis

A pesquisa informa que 50% das fraudes que foram reportadas estavam relacionadas com o roubo de dispositivos móveis. Sabendo disso, é extremamente importante que você use senhas fortes nos seus dispositivos e barreiras biométricas como digital ou identificação facial. Muitos aplicativos possibilitam também a adição de uma senha para seu acesso individual. Sempre que possível, faça essa configuração. 

Recentemente o Governo lançou o serviço Celular Seguro, com o qual você pode bloquear seu telefone, a linha e os aplicativos de banco em caso de roubo. Busque informações sobre esse tipo de serviço, acesse o site do governo e faça seu cadastro! E em caso de roubo, faça um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima.

Pix e golpes de engenharia social

Mais de 70% do total de perdas ocasionadas por fraude ocorreram através do uso do Pix como forma de pagamento de acordo com a pesquisa. Mas não é só isso, dentro desse guarda-chuva, encontram-se os golpes de engenharia social, que são aqueles que os criminosos manipulam as pessoas para que informem dados pessoais e informações confidenciais. O golpe mais conhecido desse grupo é o da Falsa Central, em que a vítima recebe uma ligação de criminosos que a manipulam dizendo serem funcionários de um banco, por exemplo, e conseguem obter senhas e outras informações confidenciais.

Nunca passe informações confidenciais pelo telefone, o seu banco não pedirá esse tipo de informação para você dessa forma. Se você tem alguma dúvida, acesse o aplicativo do seu banco e verifique qualquer informação por lá. Se quiser se sentir ainda mais seguro, dirija-se diretamente para a sua agência. Fique atento para não cair em golpes.

Malware

Apesar de bastante conhecido, as fraudes através da utilização de malwares são muito comuns. Aqui, os criminosos ganham acesso a senhas de bancos e informações de cartões de crédito através da instalação dos malwares no dispositivo da vítima. Uma forma comum de acometimento, é o recebimento de um e-mail falso de banco alertando para problemas na sua conta. Ao clicar no link o malware é instalado para fazer o roubo de suas informações.

Fique atento a e-mails suspeitos! Não clique em links de emails desconhecidos, e verifique sempre o remetente. Muitas vezes esses emails criminosos têm pequenas diferenças do email original e até erros. Na dúvida, é melhor não clicar. Se precisar acessar sua conta do banco ou instituição financeira, acesse por meio do seu aplicativo ou do site buscado por você mesmo.

A Oppens está sempre inovando para oferecer um serviço seguro e de qualidade para nossos clientes. Para saber mais sobre a Oppens, acesse nosso site.