Política de Privacidade
A Oppens Sociedade de Empréstimo entre Pessoas S.A. é uma sociedade anônima de capital fechado.
Nosso propósito é prestar serviços empréstimos e investimentos por meio de nossa plataforma digital que aproxima pessoas (físicas ou jurídicas) que querem realizar um empréstimo (tomadores de crédito) de pessoas que querem emprestar (investidores). Para a Oppens a proteção de dados pessoais e a privacidade são um compromisso.
Essa política de privacidade abrange clientes, colaboradores, usuários, acionistas ou pessoas que se relacionam com a Oppens.
Na Oppens tomamos os devidos cuidados com a proteção de dados pessoais, com sigilo e adequada utilização de dados das pessoas.
A Oppens adota os melhores padrões, técnicas e ferramentas de segurança para garantir a integridade e a confidencialidade dos dados coletados, adotando mecanismos de proteção contra uso indevido, tentativas de acesso não autorizados, fraudes, danos, sabotagens e roubos.
Entendemos que é importante que todos as pessoas abrangidas por essa política considerem os seguintes cuidados para garantir o sigilo e proteção de seus dados pessoais:
- utilize apenas os canais oficiais disponibilizados pela Oppens;
- atente-se para a origem das mensagens, não acessando o site da Oppens por meio de links recebidos por e-mail, SMS, WhatsApp, Telegram e outros de fontes que não seja a própria Oppens;
- mantenha sempre o navegador e o antivírus atualizados;
- atualize seus dados pessoais, sempre que houver alguma alteração, pelos diversos canais disponíveis;
- esteja sempre atento às informações constantes nesta política de privacidade e se for cliente, também leia os contratos firmados conosco;
- adote as demais medidas de segurança sugeridas pela Oppens.
Temos como princípio a clareza e transparência nas transações e quando realizamos qualquer transação ou contato, os dados fornecidos ocorrem quando:
- há contato com nossos canais de atendimento (aplicativo mobile, chat digital, WhatsApp, site, telefone, etc);
- se utiliza ou contrata algum de nossos produtos ou serviços;
- a Oppens entra em contato com você.
Nós coletamos os seus dados quando:
- você instala nossos aplicativos mobile, solicitamos autorização para coletar informações necessárias para lhe proporcionar comodidade e garantir sua segurança no uso dos aplicativos;
- você navega no nosso site na internet ou utiliza nossos aplicativos;
- um cliente realiza alguma transação bancária envolvendo você, como transferência entre contas ou emissão de boletos bancários;
- consultamos fontes externas, inclusive de dados públicos, como de Bureaus de Crédito, Cartórios, informações divulgadas no âmbito da Lei de Acesso à Informação e outras fontes para fins de validação de dados e enriquecimento das nossas bases.
Na Oppens nós utilizamos dados pessoais apenas para fins legítimos, lícitos e relacionados com as atividades de sociedade de empréstimo entre pessoas, sempre observando as legislações vigentes e boas práticas de mercado. Dessa forma, buscamos:
- oferecer produtos e serviços adequados ao seu perfil de consumo por canais próprios ou externos;
- melhorar sua satisfação conosco;
- proporcionar uma melhor experiência com a Oppens;
- cumprir com as exigências legais (como: leis, regulamentações e resoluções);
- atender as suas necessidades e expectativas como cliente, parceiro, colaborador, acionista ou usuário dos nossos produtos e serviços;
- valorizar o tratamento justo, digno, cortês e equitativo, assegurando o sigilo das informações.
A Oppens utiliza sua biometria e a fotografia do seu rosto nos nossos processos de identificação e autenticação para garantir a prevenção à fraude e a sua segurança na utilização dos nossos canais.
Na Oppens o tratamento de dados pessoais de menores de 18 anos somente ocorrerá em decorrência da solicitação feita ao seu representante legal.
Cuidamos para que ossos processos seja constantemente revisados e adequados para utilizarmos apenas as informações necessárias.
Não autorizamos e repudiamos o tratamento de dados para fins discriminatórios ilícitos ou abusivos.
Temos como prática a realização e atividades de treinamento e concientização de nossos colaboradores para o sigilo, a privacidade e a proteção dos dados.
Realizamos o acompanhamento e monitoramento do uso de dados pessoais em nossos processsos.
Elaboramos e mantemos atualizados nossos planos de resposta a incidentes e de continuidade dos negócios.
Adotamos processos e políticas internas que asseguram o cumprimento de normas e boas práticas relativas à proteção de dados pessoais.
Podemos compartilhar seus dados pessoais com órgãos reguladores, órgãos fiscalizadores, outras autoridades e órgãos oficiais ou empresas de auditoria, com o propósito de cumprir a legislação vigente ou atender demandas legais.
Em caso de dúvidas entre em contato conosco.