Foi vítima de um golpe de Pix? Saiba o que fazer

Uma mulher loira com uma blusa azul olhando seu celular ao lado do texto "Foi vítima de um golpe de Pix? Saiba o que fazer".

Com a popularidade do Pix, aumenta igualmente o número de golpes aplicados por criminosos utilizando essa ferramenta. Por isso, neste post, te explicaremos mais sobre o Mecanismo Especial de Devolução – MED. Visto que este é o mecanismo que você deve utilizar caso tenha sido vítima de um golpe de Pix.

Mecanismo Especial de Devolução – MED

O MED foi criado com o intuito de ajudar pessoas que tenham sido vítimas de golpe. Ele aumenta as possibilidades de a vítima reaver os recursos perdidos em caso de fraude. Trata-se de um mecanismo exclusivo do Pix.

A vítima de fraude, crime ou golpe deve entrar em contato com a instituição financeira que utiliza pedindo o acionamento do MED. O prazo é de até 80 dias, contando da data da transferência do Pix, para isso.

Veja como funciona:

  • 1. A vítima reclama na sua instituição financeira;
  • 2. A instituição avalia o caso e, se entender que faz parte do MED, o indivíduo que recebeu o Pix da vítima terá os recursos bloqueados da conta;
  • 3. A análise do caso acontece em até 7 dias. Se concluírem que não houve fraude, o indivíduo que recebeu o Pix terá os recursos desbloqueados. Se for fraude, em até 96 horas a vítima receberá o dinheiro de volta (integral ou parcialmente).

Situação de exemplo

Com o propósito de esclarecer como a situação pode ocorrer, vamos dar um exemplo de golpe comum e explicar como a vítima deve proceder para reaver seus recursos:

Na situação hipotética, o criminoso finge fazer um Pix para você e entra em contato dizendo que fez o Pix para você por engano. Ele pede que você transfira o dinheiro de volta para a conta dele e te pressiona. Movido sobretudo pela emoção e tendo sido pressionado, você não percebe que esse Pix nunca caiu na sua conta. Por esse motivo, decide transferir de volta o dinheiro para o criminoso. 

Depois, já mais calmo, você observa sua conta e vê que na verdade nunca recebeu o Pix que o criminoso alegava ter feito e entende que foi vítima de um golpe. O que fazer? Caso seja vítima de um golpe, você deve contactar sua instituição financeira para solicitar o acionamento do Mecanismo Especial de Devolução – MED.

Principais conclusões:

  • Desconfie de situações estranhas e inusitadas;
  • Fique sempre atento à sua conta bancária para perceber movimentações não usuais;
  • Se for vítima de um golpe, acione imediatamente sua instituição financeira.

Estar bem informado e atento é essencial para evitar ser vítima de fraudes financeiras. A Oppens está sempre buscando o melhor para seus clientes, por isso queremos te manter sempre atualizado. Para saber mais sobre a Oppens e nossos produtos acesse nosso site.