Termos financeiros podem parecer complicados se você não estiver familiarizado. Por isso, trouxemos 7 termos bastante utilizados e explicamos cada um deles para você:
1. Renda Fixa
O termo renda fixa não está relacionado ao risco do investimento, mas sim com o cálculo da remuneração, que fica pré-definida no momento da contratação. Alguns exemplos de investimentos em renda fixa são: poupança, CDB, tesouro direto e o P2P Lending da Oppens.
2. Prefixado
Um investimento de renda fixa será prefixado se o índice utilizado para calcular a rentabilidade segue uma porcentagem fixa ao ano, independentemente da flutuação dos indexadores. É nessa categoria que se encontra o investimento P2P Lending da Oppens.
3. Pós-fixado
Um investimento em renda fixa pós-fixado, é aquele que está atrelado a um indexador que pode flutuar ao longo do tempo como a taxa Selic ou o IPCA. Se esse indicador tiver uma flutuação do valor durante o período do seu investimento, seu rendimento também flutuará.
4. Renda variável
Renda variável: são investimentos cuja rentabilidade pode variar, o que impossibilita uma previsibilidade do rendimento. Alguns exemplos de investimento em renda variável são compra e venda de ações em bolsa de valores e alguns fundos de investimento.
5. Carteira de investimentos / Portfólio de investimentos
É o termo usado para se referir ao conjunto de aplicações de investimentos que você tenha, sejam eles em renda fixa ou renda variável.
6. Benchmark / Rentabilidade relativa
É um índice de referência para comparação utilizado ao informar os rendimentos de um investimento. A taxa Selic e o índice Ibovespa são comumente utilizados como benchmarks.
7. Rentabilidade absoluta
É o percentual de ganho do seu investimento, o valor que você vai receber como rendimento.
A Oppens é uma fintech de crédito e investimentos simples e segura. Quer saber quanto seu investimento rende com a Oppens? Acesse oppens.com.br e simule gratuitamente!