De acordo com dados divulgados na Sétima edição do RX do Investidor Brasileiro, produzido pela ANBIMA, 25% dos brasileiros aplicam seu dinheiro na poupança. Se analisarmos esse número apenas dentre os brasileiros que fazem algum tipo de investimento, 68% deles aplicam na caderneta.
O fator da segurança é bastante apelativo para grande parte da população. É muito difundida a ideia de que a poupança é um investimento seguro. O que muitas pessoas não sabem é que a garantia do Fundo Garantidor de Créditos – FGC, se limita a 250 mil reais da aplicação por CPF e instituição financeira. Portanto, a depender do valor aplicado, você pode não estar 100% protegido.
Já é sabido que a poupança é um investimento de renda fixa com baixa rentabilidade, mas quanto ela rende? Se a taxa Selic for menor ou igual a 8,5% a.a, a poupança rende 70% da taxa Selic mais taxa referencial.
No entanto, quando a Selic estiver acima de 8,5% a.a, a rentabilidade muda e passa para 0,5% ao mês mais a taxa referencial (TR), que está em 0,98% no acumulado dos últimos 12 meses.
O fato de a poupança ser um investimento isento de imposto não traz grande vantagem, uma vez que ela fica bem atrás de outros investimentos mesmo se considerarmos a taxação de imposto sobre eles.
Resumindo, a rentabilidade da poupança é baixíssima se comparada a diversas outras aplicações de renda fixa, dentre elas o P2P Lending na Oppens, que rende mais de 150% da taxa Selic.
Antes de fazer seu investimento, busque diversas fontes de informação e ponha na balança seus objetivos. Apesar de muito difundida, existem opções mais interessantes do que a poupança.
Muitas vezes a rentabilidade da poupança não consegue sequer superar a taxa de inflação. Será que você não está perdendo dinheiro?
Quer saber quanto rende seu investimento na Oppens?
Acesse oppens.com.br e faça uma simulação gratuita.
A plataforma de Oppens é simples e Segura.